woman is working on pc

Por que a manutenção de TI é importante?

A manutenção de TI é fundamental para qualquer negócio, independente do tamanho e área de atuação. Seu objetivo é manter equipamentos e sistemas funcionando de forma eficaz, com segurança e disponibilidade.

Sem uma política de manutenção, seu negócio pode enfrentar uma série de prejuízos como perda de dados e falhas de hardware, que poderá resultar em redução de produtividade. Além disso, estarão suscetíveis a ataques de malwares com maior facilidade, podendo expor informações internas e dados importantes.

O ideal é realizar essa prática em intervalos previamente determinados e não apenas quando o equipamento apresenta problemas, mas geralmente isso acaba não acontecendo. A manutenção é uma rotina que em muitas empresas é esquecida, mas no atual cenário de redução de gastos, esse procedimento tornou-se importantíssimo.

Imagine cenários como os seguintes: dias de pico de faturamento, prazo curto para compra de um produto que está com a data de entrega apertada ou então uma data importante para fechar um grande projeto! É exatamente nessas ocasiões que os problemas aparecem, um computador que para de funcionar, um HD é corrompido ou o software essencial não dá conta do recado.

Essas situações estão prestes a acontecer em empresas que não investem na manutenção preventiva em TI. Hardwares, softwares e estruturas podem não dar sinal de problema até serem levados ao limite, exatamente quando os funcionários mais dependem deles.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?